quarta-feira, 27 de maio de 2015

O Vale das Feitiçarias

O Parque Nacional do Vale do Catimbau, localizado na cidade de Buíque, Pernambuco, é um local realmente fantástico e que nos enfeitiça com a sua grande beleza e riquezas naturais, já que os tipos de formações rochosas são únicos e trazem consigo muitos desenhos rupestres da época dos antepassados e que mostram um pouco de como viviam e se comportavam as pessoas que ali moravam. 
Logo de início conhecemos a famosa "Pedra do Cachorro", que toma formas e recebe luz natural de acordo com o local que a avistamos ou reflexo do sol. Cada visão nos remete a um aspecto diferenciado e a paisagem fica mais bonita sendo guardada por aquele amigo fiel que lá está em formato de pedra. 
Tivemos o prazer de apreciar o pôr do sol do alto de umas montanhas e a visão é fantástica, já que a grandiosidade da natureza fica ainda mais incrível se tiver como pano de fundo um espetáculo tão arrebatador como é o descanso do astro rei. As trilhas do Vale do Catimbau oferecem ao visitante a oportunidade de desfrutar de paisagens encantadoras, além de ter contato com o clima e vegetação do agreste e sertão, uma vez que o local encontra-se numa área de transição e apresenta as duas características, dependendo de onde estivermos localizados.
No período da noite o frio contrasta um pouco com o calor do dia e isso é outro elemento que chama muito a atenção, pois a brisa refrescante acalma o nosso corpo e faz com que possamos descansar melhor para o dia seguinte de aventuras. Fizemos dois passeios no último final de semana e a volta ao Vale do Catimbau foi uma das melhores sensações que pude desfrutar neste ano e ter de novo aquela beleza toda perto de mim é motivo de grande satisfação.
É sempre bom contemplar a natureza e quando temos a oportunidade de encontrar um local com tanta magia é inacreditável a nossa sensação de bem estar. Ainda bem que o Parque Nacional do Vale do Catimbau é protegido por lei, pois tamanha beleza não poderia jamais ficar descuidada e nas mãos de pessoas que não zelariam por um patrimônio natural tão especial. Um paraíso que Pernambuco guarda nas suas limitações territoriais e que muito nos orgulha.
Apesar de toda a beleza, o Vale do Catimbau é cercado por pessoas que não respeitam muito bem o meio ambiente e nas vilas próximas podemos encontrar vários exemplos de má utilização dos recursos naturais e descarte do lixo, pois em algumas áreas ele se acumula e isso é fruto das próprias pessoas que ali residem e fazem daquele paraíso o seu local de moradia. A consciência humana precisa ser mais forte em vários aspectos e todos nós precisamos entender que a preservação das nossas belezas naturais depende somente das nossas atitudes e da forma construtiva como iremos realizar as nossas ações para o presente e futuro.
Vale a pena uma visita...

Catimbau é uma palavra que vem do Tupi Guarani e significa: Cachimbo Velho, Catimbó, Local de Feitiçarias.











Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...