sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Temperos da Vida

Vamos saboreando a vida e aprendendo com todos os detalhes doces e amargos que ela nos apresenta, pois é com esta característica que vamos apreendendo aquilo que gostamos e deixando de lado o que não favorece o nosso paladar, ainda mais se este estiver relacionado ao nosso bem estar e satisfação pessoal. A vida saborosa de verdade merece temperos bem elaborados e nada que nos faça mal e nos cause enjoos momentâneos, onde a aversão e indisposição são as sensações mais presentes e que terminam contribuindo para que os nossos dias sejam agoniados e sem muita acumulação do que realmente é necessário.
Com as pimentinhas aprendemos o calor da vida e dessa forma fazemos com que o nosso sangue circule mais rapidamente e nos faça perceber que a vida é para ser vivida intensamente e não com frieza e tristeza. As ervas aromáticas nos fazem sentir o cheiro do que é bom ou ruim e com isso nos afastam daquelas situações conflitivas ou até das pessoas que usam deste artifício para nos enganar e fazer com que sejamos encantados pelo aroma do mal.
As doçuras não podem ser esquecidas, mas devemos ter cuidado para não ficarem enjoativas demais, pois neste aspecto o tempero deve ser preciso para que não estrague as diversas sensações que iremos ter e que serão benéficas para a nossa saúde e energia. O sal aparece com mais intensidade em muitas situações e basta perceber a forma desordenada das pessoas usarem esta característica para ter uma ideia de como andam prejudicando os outros e fazendo com que a pressão sanguínea suba constantemente pelo uso desordenado do sal que mata e não conserva nada.
O colorau nos dá aquela cor, mas, algumas vezes, a palidez dos sustos que levamos, com as diversas atitudes que presenciamos, é inevitável e nos faz perceber que nunca seremos sábios de verdade se não estivermos atentos a cada detalhe que nos cerca e que faz parte da nossa vida temperada e cheia de sabores.
Aparecem depois as gordurinhas, que servem para incrementar os pratos e dar aquele sabor que não encontramos facilmente; mas se não ficarmos atentos a estes aspectos, poderemos desenvolver uma grande possibilidade de atrair doenças e por isso é necessário o alívio e desapego de algumas atitudes que só nos fazem ficar parados no tempo, sem encontrar possibilidades para movimentar o nosso corpo e mente, que só precisa do nosso auxílio para viver bem e sempre satisfeitos.
Tempere cada momento, mas sempre respeite o paladar de cada um. O doce pode enjoar e o sal, ao invés de conservar e realçar o sabor, termina nos deixando impossíveis de sermos engolidos, tamanha é a nossa saturação de ingredientes desnecessários. Use na vida somente o tempero certo e seja mais feliz. 
Esqueça os excessos e nunca deixe que azedem o seu prato. Prefira comer no ponto certo, mas algumas vezes se delicie com ele quente ou frio demais, pois são estas diferenciações que nos fazem aprender e descobrir que tudo na vida pode ser aproveitado, desde que com muita sabedoria e com atenção aos detalhes e consumos.
Tempere melhor os seus momentos e tenha ótimos resultados.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...