sábado, 14 de junho de 2014

Tudo Cinza

O que esperar de um dia de chuva? 
Belas imagens, claro...
A chuva trouxe um clima nostálgico à Praia de Boa Viagem nesta manhã e o que mais teve destaque foram os japoneses que tomaram conta do espaço; caminhando, jogando futebol e se encantando com as nossas paisagens...
Hoje tem Japão e Costa do Marfim na Arena Pernambuco.































Meus Quintais

Escutar Maria Bethânia é para mim uma obrigação, seja pelas belas melodias que ela escolhe para cantar ou pela sua voz forte, afinada e que geralmente me traz boas lembranças. Sempre tive algum momento da minha vida que uma música cantada por ela teve interferência ou serviu de inspiração. Gosto dos ritmos que ela escolhe, da sua forma brejeira de mostrar um trabalho sofisticado e com a cara do Brasil.
No novo CD lançado neste mês, ela consegue ser a mesma e ainda assim inovar, já que as faixas mostram uma cultura tão nossa que fica difícil não se apaixonar desde a primeira audição. A prioridade são os índios e algumas das músicas e sons apresentados foram inspirados nos primeiros habitantes do Brasil, com toda a sua cultura característica e diversidade de tribos.
São treze faixas bem sonoras, com composições de Chico César, Adriana Calcanhotto, Roque Ferreira e Dori Caymmi, onde cada um deixa um pouco das suas características e contribui de forma decisiva para que o álbum cumpra a sua proposta, que é reviver as tradições, com muita liberdade e diversificação de sons.
É com essa mistura de sensações que este novo trabalho surge para o mercado fonográfico e mostra uma artista completa, com quase 50 anos de carreira, preservando suas características e sendo fiel ao seu maior dom, que é cantar. Mais uma vez a cantora lança o seu álbum pela gravadora Biscoito Fino e isso reflete um compromisso com a sua liberdade de escolha, algo que em grandes gravadoras, com mais apelo comercial, ficaria complicado de existir, já que a valorização é do que está nas paradas de sucesso e nem sempre lembram da qualidade do que é apresentado.
Meus Quintais é um álbum cheio e qualidades e mostra um Brasil do nosso jeito, com ritmos bem organizados e em plena harmonia com uma de suas cantoras mais presentes, daquelas que seguem fiéis aos seus desejos e realizam o que há de melhor, sem pensar muito se a rádio irá tocar ou não. Escutamos Maria Bethânia em rádios específicas, mas bem que o Brasil poderia se render um pouco ao que é bom e deixar de lado tanta música de péssima qualidade que surge por aí. 
Temos, porém, muitos exemplos bons da nova geração e disso temos que nos orgulhar. 
Nem tudo está perdido...
Desfrutem do prazer da boa música, no quintal, na sala, no carro... Seja onde for, a música de Maria Bethânia é sempre uma boa pedida.

"Quando eu ouço a voz do rio, me lembro de passarinho
Um é livre, o outro é vadio, cantando pelo caminho.
Quando ouço a voz do vento não há certo, nem engano.."

Alguma Voz, Dori Caymmi, Paulo César Pinheiro

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...