segunda-feira, 21 de abril de 2014

Torcicólogo

Olhando para o alto e apreciando a beleza dos coqueiros, lembrei de uma palavra que minha sobrinha criou, chamada "Torcicólogo", que na língua infantil, significa "Torcicolo". Nada mais simples para uma criança que ainda está aprendendo a entender o significado das palavras e seus sons, mas muitas vezes encontramos adultos que falam errado por pura distração e na ânsia de falar bem explicadinho terminam criando palavras que não existem.
Quando eu perguntei para a minha sobrinha o que era "Torcicólogo" ela logo respondeu: 
"É uma dor que dá no pescoço quando a gente dorme de mau jeito."
Certíssima ela estava e a sua explicação foi simples, mas certeira, já que demonstrava exatamente o significado da palavra que ela queria dizer.
Falar corretamente é uma questão de costume e se deixamos que isso se torne um ato sem prática, terminamos criando palavras erradas no nosso vocabulário, passando por constrangimentos desnecessários nas horas mais improváveis. Crianças podem trocar o "R" pelo "L" e fazer feio nas conjugações verbais, mas aos poucos, com a educação que recebem na escola e pelo olhar atendo dos pais, vão ajustando estes deslizes e tornando a forma de escrever e falar mais adaptada à nossa complicada gramática. O que encontramos são pessoas que não aprendem direito as suas lições na escola e por pura falta de atenção aos pequenos detalhes da língua, caem em armadilhas terríveis e fazem da sua comunicação um terrível erro.
Não precisamos falar bonito demais, mas corretamente. Não vejo problema em falarmos os dialetos que cada região nossa possui e acho isso lindo e autêntico. Adoro falar com sotaque, usar palavras bem matutas e saber que todas elas estão corretas. Sempre gosto de saber o significado das palavras para não ficar pensando que algo é isso, quando na verdade é aquilo. 
É importante para todos nós sabermos exatamente o que queremos falar e, principalmente, o significado de cada frase que iremos ter o prazer de deixar por aí. A fala é a nossa chave mestra para o mundo, pois através da comunicação podemos fazer muitas coisas boas e a partir delas mostrar para todos que o nosso potencial de evolução é bem maior do que possamos imaginar.
Perceber as diferenças linguísticas e todas as suas nuances é algo fabuloso e só nos faz bem.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...