quinta-feira, 6 de março de 2014

Reciclar Ideias

É importante tratarmos bem os nossos resíduos e basta ver o que não aproveitamos para perceber como é gritante a quantidade de sujeira que diariamente jogamos nas ruas e que terminam não tendo destinação útil e que não polua o meio ambiente.
Mais do que reciclar produtos, temos que reciclar ideias e fazer com que elas surtam efeito necessário para todos. O lixo acumulado nas ruas do Rio de Janeiro, devido à greve dos garis, é uma vergonha e ainda mais por acontecer um momento em que as necessidades de limpeza estavam bem mais presentes, já que passamos por um período de festividade e com a vista de muitas pessoas para brincar os dias de folia.
Se de um lado é vergonhoso, de outro abre os nossos olhos para a grande problemática que temos em mãos, onde o lixo em demasia, as lixeiras em minoria e a grande quantidade de pessoas mal educadas cria um problema sério na nossa sociedade.
Fiquei imaginando se tudo aquilo que estava jogado nas ruas permanecesse e não tivesse a destinação devida, seja para descarte ou reciclagem. Em pouco tempo não haveria mais espaço nas ruas para circulação ou para a convivência sadia das pessoas, que estariam refugiadas numa cidade que é o espelho deles mesmos.
Acredito que poucos se preocuparam em coletar o seu lixo no passeio, na praia ou deixar em casa até que os garis voltassem às atividades normais e, assim, tornassem a cidade limpa novamente. Essa atitude talvez fosse baixa demais para a maioria das pessoas que terminam nem percebendo a sua arrogância diante de muitas situações.
O exemplo do Rio de Janeiro foi apenas um e poderia ter acontecido em qualquer lugar, onde pessoas estivessem dispostas a sujar o que a natureza nos deu com tanta bondade. É péssimo chegar numa praia quase deserta e encontrar restos de materiais, que poderiam ser reciclados, escondidos nos cantinhos, como se fossem ornamentos naturais. 
A desordem das ideias do homem é grande demais e se ele não tomar providências urgentes consigo mesmo, terá sérias dificuldades de conviver neste mundo que oferece tanto, mas recebe tão pouco da nossa colaboração. Transforme o lixo em algo realmente agradável para a sociedade e faça de tudo para não deixar na rua os seus restos que podem ser mortais demais para novas formas de melhoria da vida aqui na terra. 
Fiquei observando isso no carnaval do Recife também, pois os shows que aconteciam no Cais da Alfândega, que fica às margens do Rio Capibaribe, geravam vários copos descartáveis que eram jogados na água de forma indiscriminada e sem a observação do que deveria estar no lixo ou sendo destinado para fins melhorados.
A melhoria das ideias do homem ainda possuem um longo caminho pela frente...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...