sábado, 15 de fevereiro de 2014

Búzios

Conhecer Búzios, no Rio de Janeiro, era um desejo antigo sempre alimentado pelas belas imagens que a TV mostrava e que davam fama ao local muito visitado por todos e sonho de muitos turistas brasileiros e estrangeiros. O município fica a 180 km da capital e pode ser percorrido facilmente por várias linhas de transporte que circulam por lá. 
Eu fui numa época boa, num dia parcialmente nublado, com um público mediano, e pude comprovar que o local é bem movimentado e recebe muitos turistas. Imagino aquelas ruas estreitas em épocas de grande agitação, pois o caos deve ser gritante e a paciência dos visitantes precisa de uma dose extra para suportar tudo aquilo. 
O trânsito não funciona bem e ponto final. Isso já me deixou sem fôlego, pois sair de casa e enfrentar congestionamentos na folga é a pior desgraça que alguém poderia esperar. 
A península possui oito quilômetros de extensão e tem várias praias para visitação, onde em cada uma delas encontramos características diferenciadas na areia e na temperatura da água, que pode se apresentar mais quente ou gelada, dependendo da influência marítima que receber. O local é bonito, sem dúvida, mas é bem propício para passeios de barco e para a contemplação, pois as construções invasivas tomaram conta da orla e fizeram com que o lugar do mar fosse tomado por calçadões e pela poluição, de todos os tipos, principalmente a sonora e visual.
Há atrativos para todos os bolsos e compras também, já que muitas lojas de grife abriram filiais na praia e vendem os seus produtos aos endinheirados que passam por ali. O artesanato é mais voltado para as lembrancinhas óbvias e também caras, pois é bem difícil encontrar algo a preços verdadeiros e sempre temos a impressão de que estamos sendo assaltados com o superfaturamento dos itens.
Foi nos anos 60 que o local pegou fama mundial e a grande facilitadora disso tudo foi a modelo Brigitte Bardot, que falou muito bem do local, possibilitando que a imprensa mundial visse a antiga vila de pescadores com outros olhos e a partir daí possibilitasse os investimentos que hoje existem por lá. 
São muitas opções de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes e divertimento, onde cada um pode escolher o que achar melhor e mais compatível com as suas preferências. Eu fiz um passeio de barco bem legal que mostrou algumas praias e possibilitou um banho de mar bem refrescante nas águas agitadas do local. Não faltam embarcações fazendo os passeios e acredito que esta seja a forma menos frustrante de ir à Búzios e não voltar decepcionado, pois praia para ficar relaxando e tomando banho de sol, praticamente não existe e o que era para ser uma extensão de terra, terminou virando um calçadão ocupado pela maré alta.
Búzios é agitação e quem vai para lá, certamente busca isso. Não é um local calmo, a não ser nas pousadas e hotéis que ficam mais afastados do centro, onde reina absoluta a Rua das Pedras, local de muito agito e cheio de opções para todos os gostos.
A estátua de Brigitte Bardot está lá e recebe todos os visitantes contemplando o mar e mostrando a beleza das embarcações quando a maré está cheia. As praias mais afastadas oferecem tranquilidade e um aspecto mais paradisíaco ao local que está aglomerado de opções e termina perdendo um pouco das suas belezas naturais. Antes deveria ser bem propício para o descanso e contemplação da natureza, mas hoje a realidade é bem diferente e a exploração do homem fez com que Búzios ficasse agoniada demais e somente atrativa para aqueles que confundem beleza com fama, já que a publicidade do local é bem maior que a realidade dos fatos. 
Tudo é muito caro por lá e até nos restaurantes da estrada os preços são exagerados, fazendo com que o passeio seja bem mais dispendioso que o programado. O turismo de ostentação não me atrai, pois pagamos caro para ter pouco e fica sempre a impressão de que poderíamos ter tido momentos mais calmos no nosso passeio. De qualquer forma, matei a minha curiosidade e comprovei que o local é bem visitado e possui belezas naturais bem satisfatórias, embora a maioria seja de contemplação e não de desfrute. 
O que havia para ser desfrutado já foi e hoje a praia é refém das buzinas, inflação, lixo e gente de todas as espécies, que nem sempre respeitam o meio ambiente, deixando suas marcas em todos os lugares. 


Flutuando

Mergulho

Embarcações

Remar

Velocidade

Diversão

Estátua Brigitte Bardot

Rua das Pedras

Paisagens

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...