domingo, 1 de setembro de 2013

Trilha Morro Dois Irmãos

A cidade do Rio de Janeiro possui um misto de urbanismo e natureza que é difícil ser encontrado  em outros lugares e isso faz com que muitas trilhas interessantes possam ser realizadas dentro do município, nos fazendo pensar que estamos dentro de uma floresta intocada e sem civilização.
Foi essa ligeira impressão que tive quando realizei a trilha hoje e a cada mirante que encontrávamos, tínhamos a certeza de que não era só floresta e sim havia uma cidade por trás daquilo tudo. Em algumas etapas da caminhada, dava para ver a favela da rocinha, os bairros de São Conrado e os contrastes da cidade maravilhosa.
Em todo o caminho pudemos desfrutar da mata fechada e da vegetação densa, que exigia dos participantes muito cuidado para transpor algumas etapas na subida, que possui uma trilha bem formada e que facilita a vida dos visitantes que lá estão diariamente. Há como visualizar alguns animais ou escutar outros nos diversos sons que são emitidos a todo o momento.
Ao chegar no alto do Morro Dois Irmãos, a visão é impressionante e de lá visualizamos os bairros do Leblon, Ipanema, Arpoador e Copacabana. Ainda podemos ter uma bela visão da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Jockey Club e do Cristo Redentor mais adiante. É um local bonito, que tem fácil acesso, sendo muito visitado pelos turistas que seguem em grupos até o ponto mais alto. Não fiquei muito perto do mirante porque tive medo de escorregar e cair, uma vez que a altura é bem grande e um acidente de grandes proporções é inevitável se não forem tomados os devidos cuidados de segurança.
A trilha é bem leve e o esforço é devido a subida, que é constante e exige um pouco do nosso fôlego durante todo o trajeto que dura em média 02 horas. Na descida, fica fácil chegar até o ponto inicial da caminhada e vale dar uma passadinha pela comunidade do Vidigal, já que esta fica situada na base do morro e mostra a todos nós uma grande diferença nas habitações populares ali situadas. Talvez se o Vidigal não existisse, a subida seria bem mais complicada, pois enfrentaríamos mata fechada do início ao fim e consequentemente o esforço seria algo bem mais complicado de se desbravar.
É uma aventura digna dos cartões postais e recomendo a todos que puderem desfrutar desse momento na cidade do Rio de Janeiro, que tem muitos encantos e diferenças, mas num aspecto ela é imbatível: A natureza fala mais alto sempre.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...