sábado, 31 de agosto de 2013

O MAC e Niterói

Ir para Niterói utilizando as barcas que fazem diariamente a travessia da Baía de Guanabara para muitos é um passeio casual e rotineiro, mas para quem não conhecia a cidade, como eu, se tornou um passeio turístico de muita contemplação, onde pude perceber as belezas que cercam as cidades de Niterói e do Rio de Janeiro.
A pequena viagem começa na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, quando o visitante tem a possibilidade de pegar duas barcas, uma com destino ao terminal Araribóia e outra com o destino ao terminal Charitas, que é mais afastado do centro da cidade, mas que deve possibilitar uma visão mais completa das redondezas.
Como tive pouco tempo para fazer o passeio, já que tinha outra atividades para o dia, fui direto para o Terminal Araribóia e de lá fui conhecer o Caminho Niemeyer, que nada mais é do que um complexo de prédios ainda inacabados e que mostram o uso do dinheiro público de forma inadequada e para causar impacto, pois ainda não está gerando os frutos culturais a que se propôs e acredito eu que muitos esforços deverão ser feitos para que tudo aquilo seja realmente utilizável e atraia um número significativo de turistas para o local. Ainda tudo está precisando de acabamento e para que o tempo não se encarregue de deixar uma obra tão grandiosa com ares de desgaste, é preciso melhorar a infraestrutura do espaço e atrair também investimentos da iniciativa privada, já que algumas das edificações foram destinadas aos investimentos de particulares.
Saindo dali, passei pela movimentada rodoviária, que facilita muito o acesso dos ônibus dentro da cidade e também para o Rio de Janeiro. Não demorou muito para chegar até o MAC, Museu de Arte Contemporânea, cartão postal mais conhecido da cidade e também projeto de Oscar Niemeyer. A visão privilegiada do local é o que atrai muitos turistas e faz com que o passeio seja contemplativo e nos mostre uma inigualável beleza do mar e das duas cidades, Niterói e Rio de Janeiro.
Lá tudo é diferente e a visitação possibilita que um bistrô requintado funcione na parte inferior do prédio, mostrando uma linda visão da Baia de Guanabara e da Capital. A praia que fica no local é bem movimentada, mesmo com a poluição em alto teor e visibilidade. Uma pena, pois um local tão bonito deveria ser mais cuidado pela prefeitura e pelos seus habitantes, que não deveriam jogar nada no mar, evitando que aquela infinidade de dejetos fosse vista. Fiquei impressionado com a sujeira e como as pessoas não davam a mínima para isso, tomando banho como se ali fosse o local mais limpo do mundo.
O prédio do MAC lembra um disco voador e tem no primeiro andar uma sala de visitação e logo após um mirante, que possibilita a mesma visão da praça de entrada, que tem características bem marcantes do arquiteto que a projetou, pois o concreto é o elemento mais notado.
Registrei lindas fotos do local e apesar da correria e da sujeira do mar, fiquei satisfeito com o que vi. É um local de contemplação e o final de tarde por ali deve ser bem interessante.
Fora o MAC, a cidade me pareceu bem evoluída, cheia de atrativos, e com centros comerciais e habitações bem sofisticadas que seguem pela orla. Lembra muito o Rio de Janeiro e facilmente pode ser visitada, a preço baixo e sem muita perda de tempo.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...