domingo, 23 de junho de 2013

O Centro Diversificado

No centro de Aracaju há um grande mercado municipal que tem suas lojas separadas por tipo de produto e tem área específica para alimentação. É organizado, limpo, bem conservado e cheio de boas opções de presentes para quem deseja levar para casa algo bem pitoresco da cidade. 
Há áreas com artesanatos, sejam eles simples ou mais elaborados, vendas de flores, de ervas, utensílios domésticos, artigos religiosos, especiarias, doces, castanhas e muitos amendoins que são bem típicos na região e são vendidos em todas as partes, seja em lojas ou por vendedores ambulantes.
São muitas lojinhas e dar conta de todas elas é um trabalho que exige paciência e disposição, já que  a curiosidade fica mais intensa quando andamos pelos locais e percebemos que a variedade do nosso povo nordestino é realmente muito grande, uma vez que muitos artesanatos são bem específicos da região, assim como a culinária que apresenta aspectos diferenciados para cada prato que é servido.
Ali perto está montado o palco principal dos festejos juninos e isso atrai muitos visitantes para a área, tornando o movimento intenso e um pouco complicado em determinadas horas. Gostaria de voltar lá, numa época mais calma e menos festiva, pois tenho certeza de que irei aproveitar bem mais todos os atrativos e opções de compras que lá existem.
É difícil conservar um local como este bem organizado, pois a popularidade faz com que o movimento seja maior e nem sempre as pessoas tomam os devidos cuidados com a limpeza e conservação. Ainda bem que lá isso ainda é bem conceituado, pois é perceptível a forma como tudo é mantido em perfeito estado, favorecendo muito a visita e satisfação dos turistas.
Quem gosta de diversidade não irá se arrepender com a visita. O bom é sair andando pelo centro da cidade e conhecer outros locais que por lá existem, como os museus, igrejas e uma feira de variedades na praça da Catedral Metropolitana, que é internamente linda e tem belos trabalhos no teto e paredes.
As ruas do centro da cidade são retas e favorecem muito as caminhadas por lá, pois os passeios ficam mais visíveis e temos a noção de onde estamos e para onde queremos ir. As praças são limpas e não vi sujeiras acumuladas pelas ruas o que demonstra a preocupação das pessoas em manter os espaços comuns em ótimo estado e aptos para a contemplação dos visitantes.
Sem dúvida, uma boa opção de passeio e de compras.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...