segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ocupação do Carnaval

Ontem o Recife Antigo sediou a abertura da Ocupação Moda Cultural, que trouxe vários modelos, navegando em jangadas, para inaugurarem o espaço cultural que funcionará no Paço Alfândega até o carnaval e que tem o intuito de vender fantasias e acessórios de estilistas pernambucanos. O desfile de abertura foi realizado com criações idealizadas por Walério Araújo, um dos mais famosos pernambucanos no cenário de moda nacional.
Não somente esta ação já começa a fazer parte da paisagem do Recife e as ruas vão, aos poucos, sendo coloridas e decoradas com os temas carnavalescos que lembram Naná Vasconcelos e Alcir Lacerda, que são os homenageados deste ano. As apresentações dos blocos líricos na Praça do Arsenal, os maracatus nos Marco Zero, as oficinas de frevo, os afoxés e os caboclinhos são apenas alguns exemplos das festividades que já ocupam de verdade o Recife e anunciam o carnaval que já está bem próximo e contará com atrações de vários estilos, formalizando ainda mais o seu conceito de multicultural.
Serão vários palcos, descentralizados, nos bairros da cidade e que agradam a todos os públicos, fazendo com que todos possam ter acesso aos festejos que já são comemorados desde dezembro, nas prévias e ensaios de blocos. No próximo sábado, a prefeitura municipal promove o Baile Municipal, que teve ingressos disputados e esgotados em poucos dias, pois a cada ano o público comparece mais a este evento que neste ano beneficiará 08 instituições de caridade com a renda obtida com a venda de ingressos, mesas e camarotes.
O Paço Alfândega se transformou numa ótima opção para compra de fantasias, pois lá várias lojas funcionam nesta época e oferecem produtos para todos os gostos e bolsos, além da imensa variedade de acessórios e adereços. Não há como ignorar esta festa e o contágio é imediato, fazendo com que a alma pernambucana respire mais forte e faça do carnaval o período mais aclamado aqui em Pernambuco, onde o frevo, agora reconhecido como patrimônio da humanidade, é o ritmo mais presente e intenso das ruas de Recife e Olinda, cidades irmãs que se misturam ainda mais e fazem uma completa comemoração, onde a irreverência, a democracia e a criatividade são as palavras de ordem.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...