sábado, 26 de janeiro de 2013

Demarcando o Local

Percebi na trilha de hoje que muitos locais por onde passei estavam demarcados, seja de forma singela, significativa ou intolerante, pois na maioria das vezes o que encontrei foram restos de lixo de pessoas que passaram pelos locais belos que visitei e que ficam no litoral paraibano. É gritante a falta de educação das pessoas e percebemos que não se trata de lixo trazido do mar, pois em alguns pontos o danadinho estava lindamente arrumado e escondido entre arbustos, pedras e outras possibilidades que a natureza oferecia.
Ainda coletei alguns itens pequenos e quando pedi para jogar no lixo de uma barraquinha da praia a mulher olhou para a minha cara com ar de espanto como quem queria dizer: "Esse puto pega os restos dele por aí e vem jogar no meu lixo?". Ela é quem deveria ter essa consciência primeiramente e zelar pelo local de onde tira o sustendo diário, pois, em muitos casos, o que notamos é a falta de cuidado também dos vendedores de praia que sujam da mesma forma que as pessoas mal educadas fazem.
Vamos deixar nas praias somente o que é bom, uma lembrança como a que vi nesta árvore e que deve ter representado muito para o casal que visitou o local. Não vale ficar pegando o que a praia oferece e com isso destruindo o patrimônio natural que Deus nos deu para que fôssemos responsáveis por toda a vida.
Vamos levar fotos, lembranças...
O homem, infelizmente é o mais inteligente e o imbecil dos animais e termina caindo na própria armadilha que criou para facilitar a sua vida cotidiana, como é o caso das diversas embalagens de plástico que ajudam muito, mas precisam de um descarte correto no meio ambiente para que seja possível a sua reciclagem, evitando a poluição. Ainda não foram criados meios totalmente eficazes de reciclar porque a principal chave ainda não foi acionada, que é a consciência das pessoas. Sem esse fator, se torna impossível que melhores resultados sejam obtidos, evitando visões tão grosseiras de poluição como as que geralmente encontramos pelo mundo. A pessoa que joga lixo no chão ou em ambientes naturais deveria ter vergonha de si e das suas atitudes e se todos o tratassem como um fumante, por exemplo, que ao acender um cigarro num local fechado é altamente repreendido, a situação seria bem melhor e criaria um pouco mais de evolução, nem que fosse aliada a um pouco de repressão.
Antes o fumante acendia o cigarro em qualquer lugar e isso era normal, fui dessa época e levei muita fumaça na cara, até as pessoas perceberam que isso era ruim e passarem a tratar as pessoas que fumavam com mais rigor. Vejam como é hoje. Apenas alguns desatentos ainda se arriscam a acender um cigarro em local público e quando fazem isso sempre procuram um local que não incomode. Sem contar as diversas placas que bloqueiam tal atitude e faz com que eles sejam barrados logo de cara.
Vamos olhar feio para quem suja as nossas cidades e mostrar para eles que o ato errado compromete a todos, pois se na cidade as enchentes são motivadas muitas vezes pelo lixo acumulado nos esgotos, nas praias a enchente da maré termina trazendo para as praias objetos indesejados e que não combinam nada com a paisagem tão bonita que sempre encontramos, já que o Brasil tem muitas riquezas naturais e todas elas precisam ser preservadas.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...