domingo, 11 de novembro de 2012

Bonecos do Mundo

O SESI Bonecos do Mundo trouxe este ano ao Recife uma grande variedade de atrações e ontem tive a oportunidade de assistir um espetáculo que há tempos estava no desejo, que foi a apresentação do Pato Fu, juntamente com o Grupo Giramundo, no show Música de Brinquedo. O projeto é lindo e quem já escutou os CD's e viu o DVD poderá ter uma ideia do que é mostrado no palco, já que lá a intensidade das sonoridades e das brincadeiras é bem maior.
O projeto SESI Bonecos do Mundo foi realizado no Teatro de Santa Isabel e no Parque 13 de Maio, o que  foi muito bom para o público, pois concentrou num só lugar várias oficinas e palcos para oferecer a todos o que há de mais variado na arte do teatro de bonecos, que é tão pouco divulgada e praticada no Brasil, quando alguns grupos ainda ganham destaque, enquanto a grande maioria nem sai do anonimato.
A apresentação do Pato Fu foi primorosa e mostra a versatilidade do grupo liderado por Fernanda Takai e que a cada dia mostra mais talento com a sua voz suave e cheia de graça. O repertório foi similar ao do CD e apenas três músicas foram cantadas fora do roteiro, o que levou o público a brincar por quase duas horas de apresentação, com direito a bis e muitos aplausos.
O Grupo Giramundo levou ao show dois monstrinhos divertidos e que só acrescentavam alegria às músicas, já que entravam no ritmo e faziam a segunda voz em algumas canções, mesmo que desafinadíssimos. A verdade absoluta é que a brincadeira imperou e fez com que as pessoas não deixassem o local para nada e aproveitassem cada minuto, cantando e dançando as músicas de grandes artistas como Tim Maia, Rita Lee e Roberto Carlos em versões totalmente sonorizadas por instrumentos de brinquedo, onde os sons inusitados eram o elemento principal da apresentação e exigia muito mais esforço e competência de todos para extrair melodias de brinquedos que por muitas vezes estariam esquecidos ou sem utilidade alguma.
Em alguns momentos o show ficou roqueiro, em outros brejeiro, mas cativante.
Foi uma boa opção de divertimento numa noite de sábado e ainda mais agradável por estar fazendo parte de um projeto tão bonito patrocinado pelo SESI e que novamente traz ao Recife o que há de melhor em entretenimento e arte.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...