sábado, 27 de outubro de 2012

A Prática Jurídica


O maior temor das pessoas que escolheram o curso de Direito não é o tempo de estudo, que é de 05 anos, mas a temível prova da OAB, que não avalia nada e só restringe o direito de todos exercem uma profissão que pode ser aprendida na vivência diária que muitas pessoas já possuem.
Ao invés de serem exigidos testes que parecem mais concursos públicos, seja pela quantidade de pessoas realizando ou também pela concorrência, deveriam ser exigidos a vivência prática nas atividades, tal qual a residência que é exigida no curso de Medicina.
Praticar estudos é de grande importância para que possamos assimilar tudo que a vida nos ensina e só irá ter realmente sucesso, em qualquer carreira profissional, a pessoa que conseguir levar para a vida cotidiana um pouco do que aprendeu nas faculdades que cada vez ensinam menos e nos enganam mais. Realizar um curso superior hoje é, em muitos casos, passar cinco anos pagando uma graduação para ter pouco conhecimento e muitas despesas. Algumas ainda possuem grande compromisso com os estudantes e realmente repassam conteúdo de grande interesse e satisfação. Outras não.
A OAB requer conhecimento aprofundado que muitos estudantes de Direito não terão, nem com anos e anos de dedicação e isso acontece simplesmente porque a legislação brasileira sofre mutações constantes, sendo influenciada pelas jurisprudências, entendimentos e ajustes nas leis existentes e que nem sempre atendem a sociedade com toda a sua integridade e por isso são adaptadas para serem mais fáceis de serem usadas e fazerem a diferença no contexto moderno que temos e que influencia a sociedade de maneira gritante e cheia de justiças e injustiças.
Algumas pessoas já trabalham na área jurídica, possuem grande vivência e mesmo assim são reprovadas no exame da ordem e isso não significa incompetência para exercer a profissão de advogado, mas sim uma inadequação a um momento específico, que foi a realização de uma prova que complica mais do que explica e termina deixando todos sem entender realmente o que o Direito fundamenta.
Praticar é a melhor forma do estudante de Direito. ou de qualquer outro curso, realmente se tornarem eficazes e plenos nas realizações profissionais que estiverem determinados a realizar.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...