sábado, 13 de outubro de 2012

O Brasil Misturado

No dia de ontem o local mais incrível que visitei aqui no Rio de Janeiro, tem a minha cara e era um lugar que há tempos queria conhecer. A Escadaria Selaron, na Lapa, reflete o desejo de um artista plástico em deixar a sua vizinhança mais colorida e criativa, reunindo pedaços de cerâmica e pequenos objetos para fazer uma obra grandiosa, similar a que Gaudi realizou. 
O local tem a cara do povo brasileiro e não pode deixar de ser visitado, pois encanta ao primeiro olhar. Encontrei várias cerâmicas, de vários países, com várias pinturas diferentes e se formos passar o dia todo observando o que existe por lá, encontraremos uma infinidade de possibilidades e que dariam um livro de memórias e de significados.
A Escadaria Selaron dá acesso ao Convento de Santa Tereza, na parte mais alta da Lapa, bairro boêmio e central do Rio de Janeiro. O acesso é fácil e para quem estiver visitando os Arcos da Lapa, não gastará mais de 5 minutos para chegar lá. Os visitantes são muitos, embora a maioria vire às costas para estes programas mais culturais e prefira visitar os pontos turísticos mais costumeiros, como o Cristo Redentor, Ipanema e Pão de Açúcar. Até tentei ontem visitar estes lugares, mas o mau tempo só me permitiu ir ao Cristo, que é realmente uma maravilha e deve possibilitar uma bela vista da cidade. No pequeno tempo em que a neblina ainda permitiu uma boa visão da cidade, percebi que é possível apreciar com grande magnitude todos os locais desta cidade que encanta a todos. 
Assim como as Escadarias Selaron, o Rio de Janeiro tem misturas, seja de pessoas, de visitantes e, principalmente, de moradias. As contradições são grandes e muitas vezes nem sabemos onde começa um edifício de luxo e onde termina a favela. Eles se misturam e fazem deste contexto uma visão diferenciada e engraçada da cidade, pois alguns passeios turísticos oferecidos contemplam justamente as favelas. Recentemente foi instalado, no Morro do Alemão, um teleférico que mostra com clareza o tamanho das comunidades que residem no morro e contam com as vistas mais privilegiadas da cidade. 
Viva as cores da Escadaria Selaron, vida o seu idealizador, viva a sua conservação e toda a beleza que ela nos traz, pois é de alegria e diferenças que o povo brasileiro vive e o local reflete isso com muita intensidade e verdade.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...