terça-feira, 28 de agosto de 2012

Orgia Eleitoral

Quando passamos pelas ruas do Recife, o que mais notamos é a grande quantidade de anúncios, dos mais variados candidatos, a prefeito e vereador, e o mais interessante é o excesso de propaganda quando nem espaço suficiente existe para isso. As calçadas que antes eram dos pedestres, agora se tornam espaços exclusivos para a propaganda eleitoral.
Os pontos turísticos da cidade estão cheios de anúncios, fazendo com que a paisagem mude radicalmente e afete as fotografias que possam ser realizadas neste período pelos visitantes. Se eu incluir nesta agonia os carros de som com as mais variadas paródias de musicas conhecidas, teremos, então, um grandioso número de problemas que tornam os nossos dias ainda mais saturados de tanta informação.
Se andarmos no trânsito e pegarmos todos os panfletos que nos são oferecidos, chegaremos em casa com uma quantidade enorme de papel, o que seria uma afronta para os ambientalistas mais atentos. São muitas e muitas fortunas gastas com propaganda eleitoral, quando na verdade as propostas e intenções de governo ficam em segundo plano e os eleitores terminam escolhendo o candidato que mais apareceu ou que mais ficou bonitinho na foto, nem que para isso os recursos de edição digital tenham contribuído para a radical mudança.
Um professor da faculdade que estudo ficou sem cabelos brancos, dentes perfeitos e pele de bebê. Ao vivo a situação é bem diferente. De aparências muitos vivem, mas na época de eleições devemos estar atentos ao que realmente interessa e que é digno para a cidade. Avaliar cada candidato, principalmente os que estão no poder e almejam uma reeleição, seja para prefeito ou vereador, pois se o mandato atual já foi uma droga, não adianta permanecer no vício por mais quatro anos. Até lá estaremos mortos e talvez a volta não seja possível, dependendo do estrago que seja feito à nossa cidade.
Recife está abandonada, acabada, destruída. A cidade chora por melhorias em todos os lados, seja no trânsito, na conservação das ruas, dos pontos turísticos, dos serviços públicos, na educação e, principalmente, no compromisso com a população e com o que foi anteriormente mostrado em campanha.
Se os vereadores e prefeitos atuais não atuam de forma correta, não cabe a nós elegê-los novamente e permitir que continuem mamando dos cofres públicos e criando projetos que não levam a nada e só envergonham a população. Não vale a pena também votar naqueles que fazem da campanha um circo e mostram suas intenções de maneira grotesca, sem fundamento e demonstrando que já serão uma péssima escolha, seja pela falta de conhecimento dos fatos ou da nítida intenção de conseguir um emprego fácil, bem remunerado e ocioso.
Precisamos acordar e não deixar que as bandeiras e mistura de cores nos encantem e nos façam esquecer o real sentido das eleições. Seja qual for o partido ou candidato, este deve ser bem escolhido, sendo dever nosso cobrar tudo depois e fazer com que cumpram os que realmente anunciaram. Se for bom, que seja reeleito, mas se não presta, que saia fora e dê lugar para outro.

PS - Foto desta postagem meramente ilustrativa e sem relação direta com a escolha eleitoral do autor deste texto.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...