quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Esquecidos no Presente

O uso do telefone celular nos trouxe muitos benefícios e o maior deles, foi poder ter ao nosso lado um aparelho que nos possibilite falar com o mundo de forma mais rápida e eficiente, embora os preços cobrados para alguns serviços ainda sejam salgados. Ainda bem que existem as promoções das operadoras que facilitam um pouco a nossa vida, quando o sinal permite, claro.
Um aspecto que mudou muito com tudo isso foi o uso dos orelhões públicos, que de tão obsoletos se tornaram nojentos. Sempre encontramos estes aparelhos com duas características: ou sujos ou quebrados. Algumas vezes com as duas combinações juntas. Os mais limpinhos são os que ficam em locais fechados, mas os que ficam nas ruas, geralmente estão imprestáveis para o uso e faz com que muitas pessoas os evitem de todas as formas.
Sem contar que os cartões de crédito usados para as ligações acabam logo e não demoram nem os três minutos que antes eram cumpridos fielmente pelas fichas. Fica mais caro ligar do orelhão do que colocar créditos no celular.
A facilidade de comprar um aparelho de celular é muito grande e isso gera um descrédito terrível aos antigos e esquecidos orelhões que terminam sendo causadores de acidentes nas ruas, pois terminamos esquecendo que eles estão nas esquinas e os tombos são muitas vezes inevitáveis. Eu mesmo já bati em alguns.
Outro dia usei um orelhão, pois o meu celular descarregou e fiquei sem ter como me comunicar com a empresa e a dificuldade para conseguir um telefone em bom estado não foi a minha pior surpresa, mas sim conseguir comprar um cartão com créditos. As barraquinhas não vendiam e parecia que eu estava pedindo algo fora da realidade ou que não existia mais. Os celulares fazem de tudo e a fala terminou ficando em segundo plano. É possível acessar a internet, publicar fotos, jogar, agendar compromissos, calcular, ouvir músicas, pagar contas, acessar a conta bancária e muitas outras opções.
O pobre do orelhão não faz nada disso e por isso está tão esquecido no tempo e ficando cada vez mais difícil o seu renascimento. Ainda existem porque os contratos com a ANATEL exigem e porque ainda são úteis para situações de emergência ou para quando os celulares ficarem sem carga. Somente assim encontram serventia e conseguem cumprir o seu papel na sociedae cada vez mais moderna e exigente.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...