sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Testemunhas de Araque

Geralmente nos processos judiciais é esperado das testemunhas que cumpram com a verdade e ajudem a elucidar os fatos ocorridos e que ainda não foram totalmente resolvidos através de documentos juntados aos autos, mas o que se vê são testemunhas falsárias e que deveriam ser denunciadas para que cumprissem pena por mentirem e inventarem fatos diante da justiça, atrapalhando o desenvolvimento dos processos e fazendo com que suas resoluções sejam mais difíceis do que o normal.
A verdade é algo que deve prevalecer nos processos judiciais, até porque se a justiça foi executada é para que os direitos e garantias individuais sejam preservados e com isso as afrontas ao ser humano possam ser corrigidas e não causar um desencadeamento de fatos errados e que só comprometem as diversas atividades que temos conhecimento.
Se usamos uma testemunha é porque achamos que ela é correta, verdadeira...
Mas na maioria dos casos não é assim que se comportam estas peças chaves dos processos e com suas verbalizações erradas e falsas, terminam causando um transtorno terrível e fazendo com que as pessoas fiquem descrentes e sem segurança no que na verdade um processo judicial pode nos trazer, uma vez que falar abobrinhas e asneiras não são motivo de uma punição justa por parte das autoridades.
Em várias situações que já presenciei, nunca vi um juiz agir coercitivamente contra uma testemunha nítida e comprovadamente falsa e dessa forma terminam sendo omissos e dando espaço para outras ações difamatórias.Ontem presenciei um fato terrível e as calúnias faladas durante a audiência dariam um novo processo por injúria e difamação, pois as inverdades trazidas ao juízo eram de arrepiar e criavam uma total insatisfação para as partes. Ainda bem que o juiz permitiu que uma das partes juntasse documentos comprobatórios sobre as alegações infundadas e, assim, permitiu que a safadeza fosse desfeita, possibilitando que uma melhor resolução dos fatos fosse realizada, cabendo a cada parte ter um pouco mais de dignidade na busca dos seus reais direitos.
A verdade é o poder mais importante que a justiça pode ter para realizar bons feitos e com isso garantir a solução de grandes impasses, sejam eles de que ramo do Direito for.
Se a justiça não contar com a verdade, como pode ser útil para a sociedade?

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...