segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Maracatu e Samba

Ter visto o maracatu no encerramento das Olimpíadas de Londres foi um presente, uma dádiva, um orgulho.
Os pernambucanos ficaram arrepiados com tanta beleza e com tamanha demonstração de interatividade, pois num só palco estavam reunidos grandes ícones da nossa cultura e todos eles fizeram a festa recebendo as Olimpíadas de 2016 com muito carinho e com a nossa cara.
Interessante perceber que nossa realidade é bem mística, cheia de religiosidade, pois Marisa Monte poderia ter representado qualquer pessoa, mas escolheram Iemanjá para ser a rainha da festa. Na verdade era Nossa Senhora da Conceição retratada de uma forma negra, enraizada de cultura e de significado. Ser brasileiro é ter no sangue o branco, o negro e o índio misturados. É ter a cultura saltando aos olhos e fazer barulho com muitos tambores e sonoridades.
Fomos bem representados e os artistas que compareceram à festa fizeram bonito em todos os momentos e botaram a galera para dançar ao som de ritmos bem brasileiros. Pernambuco ferveu e se mostrou firme e muito bem representado com os seus caboclos de lança, estilizados, prateados e com brilho além do normal.
Eu preferia o modelo tradicional, onde a mistura de cores faria a diferença e mostraria toda a criatividade que os artistas locais possuem. Criaram um maracatu moderno, elétrico, iluminado, muito além do que geralmente encontramos nas ruas. Ficou bonito, sonoro e visualmente perfeito.
Era uma escola de samba com muitos temas, pessoas e vozes. Seu Jorge apareceu de malandro, B Negão deu o tom ao maracatu e todos se uniram numa festa inesquecível. A nossa abertura, em 2016 deverá ser linda, diferente, com tudo que o Brasil pode oferecer e criar.
Trouxemos pouquíssimas medalhas, mas três foram conquistadas por pernambucanas, com muita garra e determinação, mostrando que tudo precisa ser muito bem organizado para que seja encontrado o resultado necessário e a conquista de medalhas seja algo realmente satisfatório.
Que lindo encerramento, que beleza ver Pernambuco tão reluzente, tão cultural e supremo.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...