terça-feira, 29 de maio de 2012

Pacta Sunt Servanda‏

Todo pacto deve ser responsável e cada pessoa deve responder pelos seus atos de maneira que não comprometa o que os outros irão realizar, pois se cada um não tiver o compromisso com a verdade e também para realizar tudo conforme acordado, a vida será um caos e ninguém poderá se dar ao luxo de confiar em alguém uma atividade ou alguma informação importante, pois a falta de responsabilidade geraria os mais diversos atropelos na vida das pessoas, não criando um clima amistoso entre as partes.
Gosto das pessoas que cumprem suas obrigações e que fazem disso uma realidade nas suas vidas, pois nada pior do que pactuar alguma atividade e perceber que elas se foram com o vento e que não restou nem o pó para contar história. Ontem mesmo um amigo me disse: “Quem tem responsabilidade sofre e morre mais cedo”.
Ele tem razão.
As pessoas responsáveis de verdade sofrem quando algo está fora do previsto ou quando sentem que a sua imagem ficará maculada devido ao descumprimento de algum fator importante para o bom desenvolvimento das ações que diariamente tomamos e que são fruto de vários pactos formais ou não que realizamos com as pessoas que estão ao nosso redor.
Quem é irresponsável não liga para nada e leva a vida folgadamente, sem se comprometer com ninguém e com nada, inclusive consigo mesmo e por isso ficam menos propensos aos problemas que surgem com a saúde, uma vez que nem sabem acumular dentro de si a responsabilidade necessária para resolver as ações que não fazem parte do seu imaginário e por isso geraram algum tipo de comprometimento.
Fazer uma atividade com alguém sem compromisso é algo muito ruim e isso gera muita discórdia para todos, sejam eles quais forem.
A maneira mais fácil de sermos responsáveis é simplesmente assumindo o que nos compete e que está dentro das nossas possibilidades. Acontecer e não fazer é muito ruim e faz com que todos percam a confiança em nós e, principalmente, nas nossas palavras que se tornam vagas e irresponsáveis. Arruinar uma carreira ou uma reputação devido a atos inseguros e inertes é bem fácil e conseguir colocar no pódio novamente o que foi perdido é algo que exigirá muito do nosso esforço e fará com que tenhamos um esforço adicional para manter vida a chama da responsabilidade em todas as pessoas que nos cercam e também em nós mesmos.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...