segunda-feira, 28 de maio de 2012

Monumentos

Cada cidade tem seu monumento de destaque e mesmo que este não seja um primor em beleza e história, termina deixando conhecido o local que o abriga e isso faz com que muitas pessoas o visitem somente para marcar a visita ao município como forma de dizer: “Estive Aqui”.
Como ir em Paris e não conhecer a Torre Eiffel ou ir no Reino Unido e não escutar as batidas do Big Ben?
Em qualquer lugar há um lugar de destaque que todos querem conhecer.
Aqui no Recife um dos monumentos mais famosos e que fica no Marco Zero é a torre que foi idealizada pelo artista plástico Francisco Brennand e que tem destaque num local que até o ano 2000 era deserto e alvo de muita bandidagem. Até hoje muitas pessoas ficam com medo de circular por lá após às 17:00h, pois o acesso é feito por uma estrada estreita e pouco iluminada. A reforma deste acesso já dura alguns meses e ainda não foi concluída. Quando estiver pronta, vai dar um pouco mais de conforto aos visitantes, além de proporcionar alguns mirantes para a apreciação do mar, que ali é bem forte e quando a maré está cheia, proporciona alguns banhos indesejados aos visitantes.
O pior inimigo do local é a própria natureza, pois a maresia corrói tudo em pouco tempo e sempre alguns reparos precisam ser feitos na área para dar vida ao que é lindo de se ver, mesmo com a ação do tempo muito presente. O que ainda acho muito precário é a travessia de barco no local, pois os que ficam disponíveis nas margens do marco zero são velhos e demonstram muita insegurança para os que querem visitar o Parque das Esculturas e ver mais de perto as obras que lá existem.
A prefeitura deveria tratar o seu monumento mais famoso com uma atenção redobrada e com isso favorecer uma travessia mais confortável e segura para os visitantes. Eu prefiro ir de bicicleta ou de carro pelo caminho que fica no final do Bairro de Brasília Teimosa, agora Brasília Formosa, já que suas ruas foram revitalizadas e deram espaço a uma orla mais organizada, sendo retiradas do local, também, inúmeras palafitas que ali existiam e faziam do bairro um cenário terrível de ser visto.
Nosso monumento é lindo e diferenciado. Não há como ir no centro da cidade, especificamente no Marco Zero, e não deixar de conhecer o local, mesmo que da outra margem do rio, vendo as esculturas maiores e imaginando como são as menores, que a uma certa distância não oferecem grandes visões.
O que me desgosta nas grandes cidades que visitei é que nem sempre os seus monumentos são bem cuidados e recebem o carinho necessário das autoridades públicas e também da população que insiste em sujar e não fazer a manutenção devida nos locais. Acho muito engraçado isso, pois geralmente estas grandes obras são realizadas e depois quando uma manutenção vem ser feita, o que era lindo já virou sucata e precisamos fechar determinados locais para fazer uma manutenção total.
Se estivéssemos sempre mantendo organizado os nossos locais turísticos, sempre conservaríamos a cidade bonita e seus monumentos preparados para receber qualquer um com toda a história que carregam nas cidades que foram edificados.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...