segunda-feira, 14 de maio de 2012

Animais nas Estradas


Na viagem que fiz para Garanhuns neste final de semana, contei 06 animais mortos na ida e 08 na volta. Todos eles eram cachorros e gatos e tinham sido mortos por atropelamento e pelo estado que se encontravam, há pouco tempo. Sempre vi animais mortos nas pistas, mas como agora, nunca.
É comum encontrarmos estas situações nas estradas, que podem parecer inofensivas para os carros maiores que passam por cima sem dificuldade e não perdem a estabilidade, mas para os carros de passeio, é um caos, pois temos que ficar desviando o caminho para evitar algum problema nas rodas ou também na carroceria, pois muitas vezes os animais são grandes e causam a diferença na hora da passagem por cima deles.
Ou os animais estão em busca de alimento ou os motoristas estão matando por maldade mesmo e não buzinam para afastá-los das estradas, evitando, assim, a morte de tantos bichos. Além disso, as pessoas criaram uma mania de disputar corrida nas estradas e terminam impulsionando os motoristas a correrem além da velocidade permitida e usam para isso de vários artifícios como a luz alta e luz cortada, além de não darem uma distância regular entre um veículo e outro, causando uma agonia terrível no trânsito e deixando o movimento cheio de conflitos e inseguro, pois uma freada brusca, por qualquer motivo, irá gerar um engavetamento de veículos, podendo causar danos materiais e pessoais.
Dirigir é uma arte, mas muitos não aprendem as técnicas necessárias e terminam pensando que estão jogando vídeo game, onde toda a velocidade do mundo é permitida e os acidentes não causam mortes reais e os danos não reverberam nos bolsos dos menos precavidos. Detesto dirigir quando alguém fica me apressando e me forçando a correr mais do que o normal. Ontem mesmo um motorista fez isso e fiz questão de observar o meu velocímetro e constatei que a velocidade que eu estava era bem acima da que a rodovia permitia e que eu estava sendo impulsionado a fazer o errado e arriscar minha vida. Mesmo assim ele ficou me apressando, mas eu não cedi, uma vez que a estrada era duplicada e ele podia passar facilmente para a outra faixa e correr à vontade. Quando ele se cansou de gastar o farol dele, mudou de faixa e seguiu em frente, com toda a sua raiva e falta de civilidade.
Isso não ocorre somente nas estradas e dentro da cidade é comum também. Na semana passada houve um engavetamento perto da minha casa e pelo estrago dos carros, notava-se logo que todos vinham em altíssima velocidade e, certamente, não deram a distância regulamentar entre um carro e outro, ultrapassando todos os limites de velocidade permitidos numa área urbana.
Se o sinal fica verde, as buzinas não param e parece que uma corrida vai começar, onde todos precisam ultrapassar o mais rápido possível os seus adversários para conseguirem um lugar no pódio da falta de noção e limites.
Os motoristas precisam aprender muito, pois o lugar dos animais nas pistas pode ser substituído pelos corpos deles se os devidos cuidados não forem tomados urgentemente.
Atenção sempre!!!

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...