terça-feira, 24 de abril de 2012

Invenções Felizes


Algumas invenções são eternas, outras nem tanto...
É muito bom quando algo aparece para facilitar a nossa vida realmente, tendo sentido e favorecendo o nosso esforço diário para realizar as mais diferentes tarefas, sejam elas simples ou mais complicadas. O que vale é tornar uma atividade mais ágil e que não dificulte a realização de outras, pois muitas vezes perdemos tempo com pequenos detalhes quando na verdade não são necessários e com isso deixamos de lado o que é mais importante.
Alguns inventos, de tão simples, ganham fama e se tornam indispensáveis na confecção de outros produtos, pois se tornam auxiliares grandiosos e conseguem efetivar em menos tempo e com mais exatidão o que de outra forma não ficaria tão bonito e organizado.
Citando um desses inventos, ressalto a importância do zíper que é usado em grande escala industrial para tudo, desde o fechamento de bolsas, calças, artigos de couro, sapatos, capas e uma infinidade de utilizações que possuem um único intuito, que é fechar o que precisa de pouca exposição e muita proteção, sem causar falhas.
Imagine se ainda hoje estivéssemos usando as calças com botões?
Algumas grifes ainda fazem peças com botões para diferenciar e causar uma retrospectiva das tendências passadas, embora já usem botões aperfeiçoados, que são aqueles que são fixados através da pressão. Bem mais prática e usual é aquela que tem o bom e prático zíper no comando, pois além de dar mais segurança ao usuário, ainda dá um acabamento mais firme às roupas e outros utensílios que usamos.
É engraçado como algo tão simples se tornou um item indispensável no guarda roupa de cada um de nós e hoje podemos encontrá-lo feito em vários tipos de materiais, seja o metal, plástico ou madeira. Alguns tipos são usados em decorações específicas e casam direitinho com o que o artista queria mostrar, pois denota a modernidade para alguns produtos que ficaram parados no tempo e sempre usando os mesmos materiais na sua elaboração.
Foi através da genialidade de Gideon Sundback que o zíper se tornou conhecido e até hoje faz parte da vida de cada um de nós. As fábricas o aperfeiçoaram e criam diferentes modos de aproveitar o seu jeito simples de abrir e fechar as coisas. Ganhamos tamanhos variados, larguras, materiais diferentes...
Tudo está ao nosso dispor e poderia até ser usado nas boquinhas nervosas que insistem em falar besteiras constantemente. Quem sabe um zíper especial para estas pessoas faria a diferença, pois usando somente o que a natureza nos deu, fica complicado em alguns momentos.
Assim teríamos certeza que a utilidade do zíper realmente não tem fim...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...