sexta-feira, 16 de março de 2012

Protestos

Aqui no Recife, além da agonia do trânsito, viraram moda os protestos sem causa de gente revoltada que não tem ocupação e termina fazendo disso uma forma de atrapalhar a vida das pessoas que precisam trabalhar, estudar e resolver seus compromissos em tempo hábil. O pior é que os protestos geram violência e muito desgaste, como foi o caso dos que foram feitos pelos estudantes no início do ano. Precisou a população intervir e dizer que já estavam cheios daquilo para que eles parassem e deixassem de lado as ações vândalas que estavam fazendo praticamente todos os dias, danificando o patrimônio público e particular.
Pareciam bandidos com o rosto mascarado e armados com vários instrumentos que poderiam ferir e até matar as pessoas de bem.
Nesta semana outras pessoas fecharam as principais ruas de Boa Viagem e da Imbiribeira para protestar contra a construção da Via Mangue, uma obra que só irá afetar algumas habitações irregulares, invasões e localizadas em áreas pantanosas e que serão todas removidas para conjuntos habitacionais que já foram ou estão sendo construídos pela prefeitura. Geralmente estes protestos acontecem nas horas de maior movimento, que são o início da jornada de trabalho ou o fim, e causam um transtorno muito grande para a população que fica perdendo tempo, parada, num trânsito que já é caótico e anda lentamente durante todo o dia.
Considero que todos nós temos o direito de cobrar da administração pública ou particular as injustiças que sofremos, mas fazer isso atrapalhando a vida dos outros é algo bem mais complicado e cheio de agravantes. As faltas ao trabalho ou nas escolas, os atrasos, o estresse e a demora no trânsito não causam no ser humano uma sensação agradável e comprometem qualquer humor que esteja ajustado no dia do acontecido.
As formas de protestar são as mais guerrilheiras possíveis e são feitas com a queima de pneus e outros itens, obstruindo as ruas principais da cidade e gerando muita revolta em todos, já que ficamos sem entender muitas vezes os motivos que geraram os protestos.
Outro dia houve um protesto contra os atropelamentos que ocorrem nas margens da BR 101, que circula o Recife, mas o que ninguém sabe é que as pessoas muitas vezes também causam os acidentes, fazendo ultrapassagens indevidas e causando o maior perigo na vida de todos.
Protesto significa não concordar com algo.
Não concordar não significa bagunçar, destruir, atrapalhar...
Estas ações precisam ser educadas, conscientes e diretamente nos órgãos responsáveis pelas alterações solicitadas e não nas vias públicas.
O que estas pessoas realmente querem?
Protestar ou aparecer na TV?
Acho que aparecer na TV.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...